PUBLIQUE

terça-feira, 14 de maio de 2013

ARTIGOS DA REVISTA ESPAÇO CIENTÍFICO LIVRE N.02 (JUN.-JUL./2011)


Capa da Revista Espaço Científico Livre n.02 (jun.-jul./2011)

A importância da comunicação como benefício social
Por Vivian Carvalho de Brito

Resumo

Cada vez mais o departamento de Recursos Humanos se preocupa com seus colaboradores, uma vez que eles são o diferencial e podem levar a organização a atingir a competitividade e o sucesso. Além de um bom programa de Remuneração e Benefícios, uma das maneiras de ajudar a tornar a vida profissional de seus colaboradores mais agradável é oferecer-lhes um bom ambiente de trabalho, com uma boa infraestrutura, e, no campo abstrato, uma comunicação eficaz é essencial para que as pessoas sejam reconhecidas e admiradas pelas suas tarefas realizadas, bem como ter a capacidade de se aperfeiçoarem. A organização que se preocupa com seus colaboradores melhorará sua imagem perante o mercado de trabalho, terá maior competitividade perante seus concorrentes, atrairá novas pessoas e continuará a manter os seus talentos já existentes. O foco deste artigo é identificar a importância da comunicação entre gestor x liderado dentro das organizações.

Leia mais na Rev. Esp. Cient. Livre, n. 2, p. 05-18.

Arquitetura da informação: o papel das informações periféricas e os recursos de
desdobramento do material didático impresso da disciplina "Introdução à Informática do CEDERJ
Por Patricia Xavier Quilelli Antunes

Resumo

Este trabalho tem como objetivo melhorar a qualidade dos materiais didáticos para educação à distância atualmente utilizados no Rio de Janeiro. Descreve teorias pedagógicas aplicadas em material impresso, assim como analisa o emprego dos materiais periféricos. Tratamos da análise das cinco primeiras aulas do módulo de
Informática Instrumental do curso de graduação em Pedagogia do Consórcio CEDERJ, onde destacamos periféricos e analisamos criticamente a escolha e
a disposição destes elementos, de forma a potencializar a aprendizagem do aluno.
O resultado encontrado través do desenvolvimento do presente estudo, mostra que a utilização dos textos periféricos interfere na qualidade da aprendizagem obtida pelo aluno e contribui diretamente para o sucesso de um curso à distância.

Leia mais na Rev. Esp. Cient. Livre, n. 2, p. 19-33.

A Brigada de Incêndio
Por Thiago Barros Paes da Silva

Resumo

É basicamente um grupo organizado de pessoas que são especialmente capacitadas para que possam atuar numa área previamente estabelecida na prevenção, abandono e combate a um princípio de incêndio. O brigadista e suas funções: os brigadistas devem ser pessoas da própria empresa, gozar de boa saúde, boa condição física e conhecer as instalações. Deve ser treinado para ser capaz de identificar situações de emergência, acionar alarme e corpo de bombeiros, cortar energia quando necessário, realizar primeiros socorros, controlar pânico, guiar a saída das pessoas para abandono da área, combater princípios de incêndio.

Leia mais na Rev. Esp. Cient. Livre, n. 2, p. 34-35.

Figuras da Psicanálise no filme Persona
Por Gabriel de Freitas Gimenes

Resumo

O presente texto tem como objetivo apresentar os principais elementos que constituíram o tortuoso caminho pelo qual Freud desenvolveu sua teoria do aparelho psíquico, caminho este que pode ser compreendido no desenvolvimento da primeira e da segunda tópica. Esse caminho é apresentado tendo como contexto imagético o universo construído por Bergman no filme Persona, de 1966. Cabe salientar que não se trata de uma interpretação psicanalítica do filme, mas antes, uma tentativa de aproveitar a riqueza estética e dialógica deste para ilustrar os conceitos psicanalíticos discutidos.

Leia mais na Rev. Esp. Cient. Livre, n. 2, p. 36-44.


Psicologia, Sociedade e Educação em Laranja Mecânica
Por Wagner do Nascimento Gomes

Resumo

A película de Kubrick é um eficiente instrumento de reflexão que permite ao espectador captar as linhas gerais nas quais se desenvolvem as teorias behavioristas. Na mesma medida em que sua narrativa se desenvolve em torno do comportamentalismo, o filme constrói argumentos que nos possibilitam verificar a ineficácia deste tipo de abordagem, tornando-se, pois, um estandarte a favor do construtivismo, como abordagem alternativa ao behaviorismo. Lançado no apogeu do comportamentalismo, o filme de Kubrick pretende ser uma crítica à ciência moderna.

Leia mais na Rev. Esp. Cient. Livre, n. 2, p. 45-48.

Todas as edições da Revista Espaço Científico Livre estão disponíveis para leitura gratuita em http://issuu.com/rev_espaco_cientifico_livre

A edição atual da Revista Espaço Científico Livre, edição de n. 13 (abr.-maio/2013), encontra-se disponível abaixo para leitura online gratuita.
A leitura da Revista Espaço Científico Livre n.13 é gratuita, mas caso queira realizar o download e contribuir com a sustentabilidade da publicação pelo valor simbólico de R$ 12,99 envie um e-mail para espacocientificolivre@yahoo.com.br para maiores informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate