PUBLIQUE

quarta-feira, 12 de junho de 2013

ARTIGOS DA REVISTA ESPAÇO CIENTÍFICO LIVRE N.04 (OUT.-NOV./2011)

Capa da Revista Espaço Científico Livre n.04 (out.-nov./2011)

A importância da pré-formulação para a indústria farmacêutica
Por Dayane Francielle Carvalho

RESUMO

Este trabalho apresenta uma análise de todos os estudos necessários para o desenvolvimento de uma nova forma farmacêutica. São denominados estudos de pré-formulação, cujo objetivo principal é determinar todas as propriedades físico-químicas do fármaco em desenvolvimento. A pré-formulação de um novo medicamento é composta por diferentes fases, podendo ser citadas: optimização molecular, caracterização do granel, análises de solubilidade, análises da estabilidade e biofarmácia. Os estudos de pré-formulação somente são possíveis dentro da indústria farmacêutica quando esta possui uma qualificada equipe técnica, composta por farmacêuticos e químicos que em conjunto, através do conhecimento específico de cada área elaboram um plano de desenvolvimento. Como resultado final a equipe estabelece uma forma farmacêutica com garantia de qualidade, eficácia e segurança. Todo o processo é documentado através um relatório contendo todas as particularidades do novo produto, a fim de auxiliar nos processos de registro e pós-registros de medicamentos.

Leia mais na Rev. Esp. Cient. Livre, n. 4, p.06-20.

Aproximação das gestantes com o atendimento das maternidades de referência
Por Drielly Rocha de Faria, Kelle Vanessa Álvares Amaral, Weila Carla do Nascimento Moura e Queli Lisiane Castro Pereira

RESUMO

A ação extensionista, projeto sementinha, busca a conscientização das gestantes sobre o pré-natal. Para humanizar e desmistificar o trabalho de parto a mesma proporcionou as suas gestantes conhecer as maternidades de referência do município de Pontal do Araguaia-MT. Este trabalho objetiva relatar a experiência das gestantes nessas visitas. Foram realizadas duas visitas, a primeira à maternidade de Barra do Garças-MT e a segunda em Aragarças-GO. Esta ação permitiu o conhecimento sobre os medos e as expectativas para o processo de parturição, bem como demonstrar a importância da educação em saúde para a humanização do pré-natal.

Leia mais na Rev. Esp. Cient. Livre, n. 4, p.21-29.

Logística Reversa – Estudo de Caso sobre o Recolhimento de computadores e periféricos para reutilização ou reciclagem na cidade de Santo Antônio de Pádua – RJ
Por Rodrigo Faria Soares

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo analisar a Logística Reversa para equipamentos eletrônicos como mecanismo legal, imposto pela Lei que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos e mecanismo social, sendo responsável pela coleta, reuso e reciclagem de computadores e seus periféricos. Portanto, a Logística Reversa passa a fazer parte obrigatória e indispensável no planejamento de muitas empresas, que devem buscar meios para integrar em seus canais de suprimentos o abastecimento do mercado e o recolhimento de embalagens e/ou produtos ao fim de suas vidas úteis. Utilizamos como fonte de pesquisa um questionário realizado com os proprietários de três empresas varejistas que comercializam computadores, Milla Computadores, Progitar Informática e Micro Med Informática, entre os dias 20/09/2010 e 25/09/2010, com perguntas semiestruturadas com o intuito de levantar o conhecimento sobre a legislação em questão, o volume de equipamentos vendidos, consertados, recolhidos e qual o destino aplicado aos produtos ao fim de suas vidas úteis. Através deste estudo, foi observado que as empresas ainda não estão preparadas para a imposição legal imposta e nem para fatores sociais ao utilizar a Logística Reversa como importante mecanismo para a diminuição de resíduos eletrônicos depositados na natureza.

Entre os fatores que contribuem para a não efetividade da Logística Reversa podemos destacar a falta de destinação correta por parte dos fabricantes, as poucas empresas que trabalham na captação e reciclagem desse tipo de material e, principalmente, a desconfiança dos consumidores, pois acreditam que as empresas estão obtendo lucro com os equipamentos entregues.

Leia mais na Rev. Esp. Cient. Livre, n. 4, p.21-29.

Blog Inclusão Digital
Por Clodoaldo Henrique Oliveira

RESUMO

O movimento de inclusão digital, promovido internamente pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) de Uberlândia, foi fomentado pela criação do blog no anseio de apresentar seus funcionários para a modernidade tecnológica. Concebido em 2008, o Blog do DMAE ficou entre os 10 melhores projetos indicados ao Prêmio de Excelência em Inovação na Gestão Pública, depois de avaliado por dez universidades brasileiras ligadas ao Conip.

Leia mais na Rev. Esp. Cient. Livre, n. 4, p.40-45.

Marxismo e Educação
Por Helton Sales

RESUMO

A discussão realizada neste texto busca analisar elementos essenciais em torno do tema Educação e Marxismo. Sistematiza fragmentos do pensamento de Marx e Engels sobre Educação; analisa a base do pensamento Marxista sobre educação e História.

Leia mais na Rev. Esp. Cient. Livre, n. 4, p.46-49.

Resenha do texto: A economia baiana: Os condicionantes da dependência
Por Alberto Leandro Pereira Chaves

RESUMO

O texto tem uma abordagem histórica, onde fica evidente através da divisão em períodos relevantes da economia baiana. Uma das primeiras abordagens retratou a primeira metade do século XX que ficou marcada pela estagnação econômica. Neste período registra uma relevante diferenciação entre os avanços obtidos pelo estado na conformação dos seus sistemas de transportes e energético, no crescimento demográfico, na balança comercial externa, na receita tributária, na melhoria urbana da capital e em muitos outros aspectos e a redução da importância da indústria, comparativamente ao desempenho do final do século XIX, quando tudo levava ao prognóstico de que a velha província manteria destacada posição no evoluir da indústria no país.

Leia mais na Rev. Esp. Cient. Livre, n. 4, p. 50-53.

Todas as edições da Revista Espaço Científico Livre estão disponíveis para leitura gratuita em http://issuu.com/rev_espaco_cientifico_livre

A edição atual da Revista Espaço Científico Livre, edição de n. 13 (abr.-maio/2013), encontra-se disponível abaixo para leitura online gratuita.

A leitura da Revista Espaço Científico Livre n.13 é gratuita, mas caso queira realizar o download e contribuir com a sustentabilidade da publicação pelo valor simbólico de R$ 12,99 envie um e-mail para espacocientificolivre@yahoo.com.br para maiores informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate