PUBLIQUE

segunda-feira, 24 de junho de 2013

ARTIGOS DA REVISTA ESPAÇO CIENTÍFICO LIVRE N.05 (DEZ.-JAN./2011-2012)

Todas as edições da Revista Espaço Científico Livre estão disponíveis para leitura gratuita em http://issuu.com/rev_espaco_cientifico_livre

A edição atual da Revista Espaço Científico Livre, edição de n. 14 (jun.-jul./2013), encontra-se disponível abaixo para leitura online gratuita.
A leitura da Revista Espaço Científico Livre n.14 é gratuita, mas caso queira realizar o download e contribuir com a sustentabilidade da publicação pelo valor simbólico de R$ 12,99 envie um e-mail para espacocientificolivre@yahoo.com.br para maiores informações.

Hoje relembraremos os artigos publicados na Revista Espaço Científico Livre.n. 05 (dez.jan./2012-2013).
ARTIGOS

A alteridade indígena na obra de Cabeza de Vaca
Por Fernanda Neubauer

RESUMO

Este trabalho tem por objetivo salientar alguns elementos de alteridade descritos por Cabeza de Vaca em seus relatos de viagem à América do Norte e, principalmente, à América do Sul. Deste modo, alguns elementos de estranheza e/ou impressionantes em relação aos costumes de diferentes culturas indígenas descritos pelo viajante serão estudados neste trabalho, como por exemplo, o homossexualismo, o canibalismo e o nomadismo.

Leia mais na Rev. Esp. Cient. Livre, n. 5, p.06-13.

Como se fazer entender a importância do Sistema de Gestão na administração de uma organização não pensando somente na certificação
Por Renato Beserra da Silva e Claudineia Helena Recco

RESUMO

Após anos atuando na área da qualidade, e diante de vários exemplos de sucessos de empresas que mesmo não tendo nenhum tipo de certificação em algum tipo de sistema, se mantém fortes e líderes no mercado. Ainda não se veem na obrigatoriedade de se ter implementado um sistema de gestão com o objetivo de se obter um certificado. Este artigo mostra que a certificação, seja qual for, é uma consequência natural de se trabalhar com qualidade atendendo-se as legislações e normas aplicáveis para sua área de negócio. Muitas vezes empresas como sendo um fantasma a implantação de um sistema, seja qual for, pois interfere diretamente no dia a dia de uma empresa e muitas vezes considerado como requisito de um cliente, que quer ver o certificado, e por vezes sente-se na obrigatoriedade de implementá-lo para atender este requisito, perdendo-se o entendimento do programa do qual está implantando, não valorizando a ferramenta poderosa que tem em suas mãos para sua administração e por consequência, a melhoria contínua.

Leia mais na Rev. Esp. Cient. Livre, n. 5, p.14-25.

Improbidade legislativa e expansão metropolitana: considerações sobre a injustificável inclusão de novos municípios à RMBH
Por Elton Carlos de Oliveira Borges

RESUMO

Este artigo investiga a ampliação da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), revendo elementos desde o início de sua instituição e gestão, em 1973, até suas disposições mais recentes. Discute, especialmente, a expansão nominal promovida pela Assembléia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), que incorporou à mencionada região, além dos quatorze municípios originais, outros vinte, sem no entanto apresentar qualquer justificativa respaldada por critérios de planejamento. O que sugere uma improbidade legislativa, uma vez que, ao longo de sua história até 2003, a composição da RMBH foi alterada por cinco leis complementares, que ao contrário de contemplarem as questões efetivamente metropolitanas, promoveram mais empresas particulares e o mito da região metropolitana enquanto uma geradora de vantagens.

Leia mais na Rev. Esp. Cient. Livre, n. 5, p.26-40.

A importância do vídeo no processo ensino-aprendizagem contemporâneo
Por Robson Moura

RESUMO

Neste artigo refletimos sobre a necessidade de se trazer a tecnologia para a sala de aula, uma vez que o uso do vídeo, com o advento da Internet oferece um rico suporte para o processo ensinoaprendizagem. O Presente artigo tem como objetivo geral o uso do vídeo em sala de aula. Para isso ocorrer satisfatoriamente o professor necessita ter o conhecimento básico não só sobre a produção do vídeo, ainda da Internet e das ferramentas – software - tais como: o Word, Excel, Corel, Windows Movie Maker e o Cool Edit entre outros aplicativos. Com a intenção de conhecer o “nível” de informação e a capacidade de apreensão que o vídeo apresenta, observando a necessidade de conhecer também a sua importância neste contexto assim como as impressões e capacidade interpretativa dos alunos. Foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica para fundamentar este artigo, que apresenta como referencial teórico, as posições de alguns autores como: Rosa (2000) e Moran (1995) que tratam o vídeo no processo de comunicação e ensino. Temos Kensky (2003) e o uso do vídeo inserido como ferramenta nas novas tecnologias. O vídeo como elemento motivador para Ferrés (1996). A questão da interatividade na televisão através de vídeos em Gutierrez (1978). A vídeo-aula em Arroio e Giordan (2006, p. 11). O vídeo na internet em Maffeis (2010). As interações sociais em Thompson (2002). O vídeo segundo Luft (1996). Peters (2001) e o modelo de “universidade televisiva”. Estabelecer relações e visões bidirecionais na construção do conteúdo conforme Dourado (2005). O uso da mídia vídeo no “Campo Discursivo” de acordo com Charaudeau e Maingueneau (2004). As variadas linguagens midiáticas e seu uso consciente e responsável enquanto uma das TIC segundo Mercado (2009). Entre outros. Algumas instituições escolares, erradamente confundem essas ações docentes como uma tentativa do professorado se omitir de ministrar o conteúdo. Valorizar o conteúdo em detrimento do aprendizado é uma prática antiga. Este trabalho visa envolver o conteúdo das escolas tradicionais com as novas possibilidades de trabalhar o processo de comunicação educacional por meio da mídia vídeo, pois envolver as TIC no ensino facilita o estudo dos conteúdos e contribui para a interação entre as variadas Linguagens Midiáticas. Portanto, este artigo tem como meta também estimular o desenvolvimento do ensino construcionista, considerando o sujeito como objeto central da construção do seu autonomismo, com a mediação do professor.

Leia mais na Rev. Esp. Cient. Livre, n. 5, p.41-53.

Avaliação do estado nutricional e hábito alimentar de adolescentes frequentadores do CAPS AD de um município do oeste do Paraná
Por Mirian Cozer e Leda Aparecida Vanelli Nabuco de Gouvêa

RESUMO

Este trabalho tem o objetivo de avaliar o estado nutricional e consumo alimentar de usuários de um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), por meio de pesquisa de campo. A amostra foi composta por 25 adolescentes que são frequentadores de um CAPS AD da região oeste do Paraná. O trabalho de campo foi realizado através de um formulário e questionário de frequência alimentar. A análise foi feita numa perspectiva quali-quantitativa a partir dos achados obtidos. Dos adolescentes avaliados, a maioria são do sexo masculino e tem 17 anos de idade, 76% fazem uso de drogas como o álcool e tabaco e 64% faziam uso de maconha e seus derivados. Em relação ao estado nutricional a maioria é eutrófica, ou seja, dentro dos padrões normais, conforme os protocolos adotados na avaliação. Na análise da frequência e hábitos alimentares, observou-se um bom padrão alimentar diário, que contribui para a manutenção do estado nutricional físico dos adolescentes estudados, não sendo levado em consideração o perfil bioquímico. A realização continuada de estudos sobre o consumo alimentar e a avaliação nutricional nos serviços prestados pelos CAPS AD podem servir de estratégia para a melhoria da qualidade de vida dos adolescentes.

Leia mais na Rev. Esp. Cient. Livre, n. 5, p.54-65.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate