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Científico Livre, edição de n. 14 (jun.-jul./2013), encontra-se disponível
abaixo para leitura online gratuita.
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Revista Espaço Científico Livre n.14 é gratuita, mas caso queira realizar o
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Hoje relembraremos
os artigos publicados na Revista Espaço Científico Livre.n. 05 (dez.jan./2012-2013).
ARTIGOS
A alteridade indígena na obra de Cabeza de Vaca
Por Fernanda
Neubauer
RESUMO
Este trabalho tem por objetivo
salientar alguns elementos de alteridade descritos por Cabeza de Vaca em seus
relatos de viagem à América do Norte e, principalmente, à América do Sul. Deste
modo, alguns elementos de estranheza e/ou impressionantes em relação aos
costumes de diferentes culturas indígenas descritos pelo viajante serão
estudados neste trabalho, como por exemplo, o homossexualismo, o canibalismo e
o nomadismo.
Leia mais na Rev. Esp. Cient. Livre,
n. 5, p.06-13.
Como se fazer
entender a importância do Sistema de Gestão na administração de uma organização
não pensando somente na certificação
Por Renato
Beserra da Silva e Claudineia Helena Recco
RESUMO
Após anos atuando na área da
qualidade, e diante de vários exemplos de sucessos de empresas que mesmo não
tendo nenhum tipo de certificação em algum tipo de sistema, se mantém fortes e
líderes no mercado. Ainda não se veem na obrigatoriedade de se ter implementado
um sistema de gestão com o objetivo de se obter um certificado. Este artigo mostra
que a certificação, seja qual for, é uma consequência natural de se trabalhar
com qualidade atendendo-se as legislações e normas aplicáveis para sua área de
negócio. Muitas vezes empresas como sendo um fantasma a implantação de um
sistema, seja qual for, pois interfere diretamente no dia a dia de uma empresa
e muitas vezes considerado como requisito de um cliente, que quer ver o
certificado, e por vezes sente-se na obrigatoriedade de implementá-lo para
atender este requisito, perdendo-se o entendimento do programa do qual está
implantando, não valorizando a ferramenta poderosa que tem em suas mãos para
sua administração e por consequência, a melhoria contínua.
Leia mais na Rev. Esp. Cient. Livre,
n. 5, p.14-25.
Improbidade
legislativa e expansão metropolitana: considerações sobre a injustificável
inclusão de novos municípios à RMBH
Por Elton
Carlos de Oliveira Borges
RESUMO
Este artigo investiga a ampliação da Região
Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), revendo elementos desde o início de sua
instituição e gestão, em 1973, até suas disposições mais recentes. Discute,
especialmente, a expansão nominal promovida pela Assembléia Legislativa de
Minas Gerais (ALMG), que incorporou à mencionada região, além dos quatorze
municípios originais, outros vinte, sem no entanto apresentar qualquer justificativa
respaldada por critérios de planejamento. O que sugere uma improbidade
legislativa, uma vez que, ao longo de sua história até 2003, a composição da
RMBH foi alterada por cinco leis complementares, que ao contrário de
contemplarem as questões efetivamente metropolitanas, promoveram mais empresas
particulares e o mito da região metropolitana enquanto uma geradora de
vantagens.
Leia mais na Rev. Esp. Cient. Livre,
n. 5, p.26-40.
A importância do
vídeo no processo ensino-aprendizagem contemporâneo
Por Robson
Moura
RESUMO
Neste artigo refletimos sobre a necessidade
de se trazer a tecnologia para a sala de aula, uma vez que o uso do vídeo, com
o advento da Internet oferece um rico suporte para o processo
ensinoaprendizagem. O Presente artigo tem como objetivo geral o uso do vídeo em
sala de aula. Para isso ocorrer satisfatoriamente o professor necessita ter o
conhecimento básico não só sobre a produção do vídeo, ainda da Internet e das ferramentas
– software - tais como: o Word, Excel, Corel, Windows Movie Maker e o Cool Edit
entre outros aplicativos. Com a intenção de conhecer o “nível” de informação e
a capacidade de apreensão que o vídeo apresenta, observando a necessidade de
conhecer também a sua importância neste contexto assim como as impressões e
capacidade interpretativa dos alunos. Foi desenvolvida uma pesquisa
bibliográfica para fundamentar este artigo, que apresenta como referencial
teórico, as posições de alguns autores como: Rosa (2000) e Moran (1995) que
tratam o vídeo no processo de comunicação e ensino. Temos Kensky (2003) e o uso
do vídeo inserido como ferramenta nas novas tecnologias. O vídeo como elemento
motivador para Ferrés (1996). A questão da interatividade na televisão através
de vídeos em Gutierrez (1978). A vídeo-aula em Arroio e Giordan (2006, p. 11).
O vídeo na internet em Maffeis (2010). As interações sociais em Thompson
(2002). O vídeo segundo Luft (1996). Peters (2001) e o modelo de “universidade
televisiva”. Estabelecer relações e visões bidirecionais na construção do
conteúdo conforme Dourado (2005). O uso da mídia vídeo no “Campo Discursivo” de
acordo com Charaudeau e Maingueneau (2004). As variadas linguagens midiáticas e
seu uso consciente e responsável enquanto uma das TIC segundo Mercado (2009).
Entre outros. Algumas instituições escolares, erradamente confundem essas ações
docentes como uma tentativa do professorado se omitir de ministrar o conteúdo.
Valorizar o conteúdo em detrimento do aprendizado é uma prática antiga. Este
trabalho visa envolver o conteúdo das escolas tradicionais com as novas
possibilidades de trabalhar o processo de comunicação educacional por meio da
mídia vídeo, pois envolver as TIC no ensino facilita o estudo dos conteúdos e contribui
para a interação entre as variadas Linguagens Midiáticas. Portanto, este artigo
tem como meta também estimular o desenvolvimento do ensino construcionista, considerando
o sujeito como objeto central da construção do seu autonomismo, com a mediação
do professor.
Leia mais na Rev. Esp. Cient. Livre,
n. 5, p.41-53.
Avaliação do estado
nutricional e hábito alimentar de adolescentes frequentadores do CAPS AD de um município
do oeste do Paraná
Por Mirian
Cozer e Leda Aparecida Vanelli Nabuco de Gouvêa
RESUMO
Este trabalho tem o objetivo de
avaliar o estado nutricional e consumo alimentar de usuários de um Centro de
Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), por meio de pesquisa de campo.
A amostra foi composta por 25 adolescentes que são frequentadores de um CAPS AD
da região oeste do Paraná. O trabalho de campo foi realizado através de um formulário
e questionário de frequência alimentar. A análise foi feita numa perspectiva quali-quantitativa
a partir dos achados obtidos. Dos adolescentes avaliados, a maioria são do sexo
masculino e tem 17 anos de idade, 76% fazem uso de drogas como o álcool e tabaco
e 64% faziam uso de maconha e seus derivados. Em relação ao estado nutricional a
maioria é eutrófica, ou seja, dentro dos padrões normais, conforme os protocolos
adotados na avaliação. Na análise da frequência e hábitos alimentares,
observou-se um bom padrão alimentar diário, que contribui para a manutenção do
estado nutricional físico dos adolescentes estudados, não sendo levado em
consideração o perfil bioquímico. A realização continuada de estudos sobre o
consumo alimentar e a avaliação nutricional nos serviços prestados pelos CAPS
AD podem servir de estratégia para a melhoria da qualidade de vida dos
adolescentes.
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