PUBLIQUE

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

EM BREVE A NOVA EDIÇÃO

Capa da Revista Espaço Científico Livre n.15

Em algumas horas estará online para leitura online e gratuita a edição de n. 15, de agosto-setembro de 2013, da Revista Espaço Científico Livre.

Enquanto isso leia na Revista Espaço Científico Livre n. 14 os seguintes artigos:

Conversão/Reversão: Uma análise da Religião Islâmica
Por Maria Patrícia Lopes Goldfarb e Vanessa Karla Mota de Souza Lima

Este artigo busca analisar o conceito de Reversão entre adeptos da Religião islâmica no Brasil, traçando as diferenças entre Conversão e Reversão na construção de uma identidade religiosa. Realizamos uma pesquisa através da Rede de Relacionamentos Orkut, a fim de problematizar a construção de modos islâmicos de pertencimento a uma fé, doutrina e estilo de vida.

Gestão de pessoas em unidades de alimentação e nutrição: o grande desafio?
Por Bethânia Estevam Moreira Cabral e Cláudia Roberta Santos

Este estudo teve como objetivo discutir os fatores integrados e analisar a interferência dos mesmos na gestão de pessoas que trabalham em Unidades de Alimentação e Nutrição, bem como seus impactos nos resultados do processo. Para tal, realizou-se pesquisa bibliográfica nos periódicos nacionais, monografias e revisões publicadas nas bases de dados LILACS, SCIELO e Google Acadêmico no período de 2000 a 2011, obtendo-se 15 artigos que foram analisados através de leitura exploratória, seletiva, analítica e interpretativa. A partir disso foi possível concluir que o nutricionista de produção tem papel fundamental na condução da equipe de trabalho. Apesar das grandes dificuldades observadas nesse sentido, devido às próprias condições desse trabalho, é possível perceber que a busca contínua de conhecimento que embase a técnica de gestão é a ferramenta mais eficaz na busca pelo aprimoramento que traz a equipe à homogeneidade necessária.

Avaliação de impacto ambiental através da matriz de interação: o caso do manguezal da comunidade Manguinhos (Cabedelo – PB)
Por Angelita Carla Pereira Alves e Eduardo Pazera Junior

Este trabalho é um relatório de avaliação de impactos ambientais nos manguezais da comunidade Manguinhos em Cabedelo na Paraíba. A pesquisa teve como objetivo avaliar os principais tipos de impactos responsáveis pela degradação e expor os efeitos danosos ao ambiente. Para o desenvolvimento dos estudos foram realizadas revisões bibliográficas, levantamento de informações sobre área de estudo e, sobretudo aplicação, na pesquisa de campo, do Método das Matrizes de Interação de Leopold, que permite abordar as alterações que causam desequilíbrio ambiental, com maior compreensão da dimensão dos impactos ambientais e seus efeitos negativos. Em relação aos resultados da pesquisa podemos concluir que este manguezal é um ecossistema que apresenta um avançado processo de degradação consequência da superexploração humana com uma variedade de impactos ambientais decorrentes do uso impróprio do solo. Temos a perspectiva de contribuir para preservação dos manguezais através da avaliação dos impactos ambientais relatado na pesquisa.

Relação equilíbrio e dor no paciente com fibromialgia
Por Carlos Eduardo de Jesus e Rafaela Sanches de Oliveira

A fibromialgia é uma síndrome dolorosa crônica associada a pontos dolorosos denominados tender points. São sintomas acompanhantes: fadiga, distúrbio do sono, cefaleia crônica, fraquezas musculares, diminuição da resistência muscular, parestesias, tremor em extremidades e tonturas. Sintomas estes que podem comprometer significativamente o equilíbrio do individuo e neste caso ocasionar quedas entre outras manifestações. Devido ao conjunto de manifestações clínicas frequentes nos pacientes fibromiálgicos, este estudo teve por objetivo verificar a relação entre o equilíbrio e a intensidade da dor do paciente com fibromialgia, realizando uma revisão de literatura de artigos cientifico publicados no período de 2000 a 2012. Os bancos de dados consultados foram Bireme, Lilacs e Scielo. Para buscar os artigos utilizamos os seguintes descritores em saúde: fibromialgia, dor, equilíbrio postural, avaliação e acidente por queda; em língua inglesa e portuguesa. Dos 84 artigos encontrados foram eliminados 44, devido a pouca relação com o tema. Diretamente relacionado ao tema proposto foram encontrados poucos estudos então optamos por analisar os resultados provenientes de artigos que avaliam a sintomatologia do paciente, mesmo que não fosse objetivo a correlação entre dor e equilíbrio. Observamos que os sintomas dolorosos causam impacto negativo no equilíbrio funcional dos fibromiálgicos, isto porque quanto mais intensa a dor maior o sedentarismo, a imobilidade, o descondicionamento cardiovascular, a fraqueza muscular e até mesmo a intensidade dos sintomas depressivos. Concluímos, através dos estudos pesquisados que existe uma relação negativa entre intensidade da dor e equilíbrio nos pacientes portadores de fibromialgia, visto que quanto maior a intensidade da dor apresentada menor o equilíbrio funcional.

A nova ordem no mercado de calibração de equipamentos clínicos
Por Mauricio F. Castagna

A atividade de calibração dos equipamentos clínicos tem sido intensa nos últimos anos por conta das ações regulatórias e de entidades como a ONA, no intuito de melhorar a confiabilidade dos aparatos utilizados no diagnóstico e no tratamento de pacientes. A iniciativa privada, por sua vez, reagiu imediatamente e vem aumentando a oferta de serviços, competindo por espaço no mercado e os tomadores de serviço, ou seja, aqueles que deveriam impor as regras do mercado, não tem reagido na mesma velocidade. Por conta disso temos observado a queda na qualidade dos serviços de calibração pela falta de controle dos operadores.

Pode a psicanálise pensar o Homem? Notas sobre a noção de masculino em Lacan
Por Pedro Eduardo Silva Ambra

O artigo buscará apresentar pontualmente questões relativas às possibilidades de definição e operação da noção de “homem” dentro do arcabouço teórico lacaniano. Dentro desta temática, serão igualmente propostos limites internos à psicanálise, cujo eco ideológico – já denunciado por estudos feministas –, pode ser lido a partir de uma sobreposição problemática entre a noção de homem e de sujeito. Por fim, criticas externas à psicanálise serão igualmente lidas neste contexto, buscando fornecer elementos para uma crítica da lógica da sexuação.

A visão dos acadêmicos do curso de serviço social da faculdade do noroeste paranaense sobre a sua futura profissão
Por Adrieli Volpato Craveiro, Cíntia Cristina Santana Takemoto e Paula Isamara de Oliveira

A forma como a profissão do Serviço Social encontra-se na atualidade é resultado de um contexto histórico em que diversos determinantes proporcionaram a formatação da profissão. Os acadêmicos do curso de Serviço Social, principalmente aqueles que estão no último ano da graduação, possuem uma imagem da profissão, sendo que esta questão acaba contribuindo para a formatação do que é o Serviço Social. Nesta perspectiva, o objetivo deste artigo foi verificar a imagem que os acadêmicos do quarto ano do curso de Serviço Social da Faculdade do Noroeste Paranaense têm da sua futura profissão. Neste sentido, percebeu-se que a imagem que os acadêmicos têm da profissão se diferencia de acadêmico para acadêmico, sendo que, de forma geral, as respostas apresentaram o Serviço Social enquanto uma profissão que atua nas expressões da questão social, que viabiliza os direitos sociais e que realiza uma análise crítica do contexto social. Contudo, encontramos entre as respostas uma postura conservadora ligada ao ajustamento social; além disso, alguns acadêmicos associaram a imagem da profissão enquanto uma profissão que não é valorizada.

Narrativas autobiográficas e memórias acadêmicos na formação continuada de professores das escolas do campo
Por Silvano Sulzart Oliveira Costa

O resumo ora apresentado busca refletir sobre a utilização das narrativas autobiográficas na formação de professores para a educação do campo. No contexto da educação do campo a escola passa a ser reconhecida como espaço de reflexão da realidade da comunidade local, suas linguagens, formas de vida e, sobretudo de seu desenvolvimento humano e social. A escuta e o registro das vozes nos processos formativos e de escolarização possibilita rememorar e compartilhar experiências e potencializar práticas no campo pedagógico, ético e político. O trabalho foi realizado através da pesquisa qualitativa, utilizando-se da entrevista semiestruturada e da elaboração de memoriais acadêmicos, no município de Castro Alves com 48 professores em formação continuada no programa denominado Plataforma Freire, tendo com fundamentação teórica os estudos dos seguintes pesquisadores: Gaston Pineau (2006), Josso (2004), Nóvoa (1988), Schon (2000), Dominicé, (1988), Souza (2008), Arroyo (2004,1999), Bobbio (1997) Bosi (1992), Ferreira ( 2000), Mendonça (1999), Neves (1998), Caldart (2000), Freire (1987), Arelano ( 2005), dentre outros que discutem a educação do campo e das narrativas autobiográficas no contexto da formação de professores, tendo em vistas que a abordagem auto (biográfica) e heterobiográfica na formação inicial de professores, possibilita aprendizagens sobre si, sobre a profissão e a construção da identidade docente, bem como viabiliza a ressignificação das práticas de ensino.

- E informações de diversos eventos acadêmicos.


A leitura da Revista Espaço Científico Livre n.14 é gratuita, mas caso queira realizar o download e contribuir com a sustentabilidade da publicação pelo valor simbólico de R$ 12,99 envie um e-mail para espacocientificolivre@yahoo.com.br para maiores informações. Todas as edições da Revista Espaço Científico Livre estão disponíveis para leitura gratuita em http://issuu.com/rev_espaco_cientifico_livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate