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domingo, 15 de setembro de 2013

EXTRA!!!EXTRA!!!

Foto: (GJENERO, Sanja / SXC.hu)

Leia informações de editais, premiações, concursos e artigos. As informações divulgadas são de inteira responsabilidade das instituições promotoras dos eventos.

Veja outros eventos acadêmicos e diversos artigos científicos na Revista Espaço Científico Livre n. 15 (ago.-set./2013), que se encontra disponível abaixo para leitura online gratuita.
A leitura da Revista Espaço Científico Livre n.15 é gratuita, mas caso queira realizar o download e contribuir com a sustentabilidade da publicação pelo valor simbólico de R$ 12,99 envie um e-mail para espacocientificolivre@yahoo.com.br para maiores informações.

Todas as edições da Revista Espaço Científico Livre estão disponíveis para leitura gratuita em http://issuu.com/rev_espaco_cientifico_livre

EDITAIS

EDITAL FAPERJ Nº 34/2013

Até 26 de setembro de 2013 projetos poderão ser submetidos ao edital nº 34/2013, que trata do “Apoio à Melhoria do Ensino em Escolas da Rede Pública Sediadas no Estado do Rio de Janeiro”, os resultados serão divulgados a partir de 17 de outubro de 2013.

Poderão participar pesquisadores ou equipes com vínculo empregatício e/ou funcional em instituições de ensino superior e/ou pesquisa sediadas no Estado do Rio de Janeiro, sempre em colaboração com profissionais de escolas da rede pública (níveis fundamental e médio) sediadas no Estado do Rio de Janeiro. As propostas deverão ser classificadas em duas faixas que são: Faixa A, que compreende valores entre R$ 30.001,00 (trinta mil e um reais) e R$ 60.000,00 (sessenta mil reais), com pelo menos de 3 (três) pesquisadores doutores; e Faixa B, com valor de até R$ 30.000,00 (trinta mil reais) e propostas individuais. Para mais informações acesse http://www.faperj.br/interna.phtml?obj_id=9335.

EDITAL FAPERJ Nº 35/2013

Estão abertas as inscrições de propostas até 26 de setembro de 2013 ao Edital FAPERJ Nº 35/2013 “Programa Pesquisa para o SUS (PPSUS): gestão compartilhada em saúde”, a análise e julgamento de propostas serão entre os dias 27 de setembro e 23 de outubro de 2013, e os resultados a partir de 28 de novembro de 2013.

O objetivo de deste edital é apoiar a execução de projetos de pesquisa que promovam a formação e a melhoria da qualidade de atenção à saúde no Estado do Rio de Janeiro, no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS). Saiba mais em http://www.faperj.br/downloads/formularios/Edital_35-2013_FAPERJ_PPSUS.pdf.

EDITAL FAPERJ Nº 36/2013

Estão abertas inscrições de projetos até 19 de setembro de 2013 no Edital FAPERJ Nº 36/2013: “Cooperação Internacional FAPERJ/INRIA – 2013”. Os projetos devem seguir a seguinte temática para este edital: tratamento da informação; comunicação e o armazenamento da informação; tratamento de sinal, dos dados e dos conhecimentos; modelagem e simulação; tecnologias de hardware e software; concepção, a verificação e a otimização de componentes; concepção, o comando e o controle dos sistemas complexos; e as interfaces humanas. Os resultados do edital serão divulgados a partir de 17 de fevereiro de 2014. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail faperj-inria2013@faperj.br e pelo site http://www.faperj.br/interna.phtml?obj_id=9336.

EDITAIS DO MINISTÉRIO DA CULTURA

Diversos editais culturais são encontrados no site do Ministério da Cultura, que funcionam como concursos, com período de inscrição, regras e parâmetros específicos. Dentre os editais pode-se citar: Edital ProAC n. 38/2013, que trata da “criação de roteiro inédito e produção de telefilme”, com inscrições até 28 de outubro de 2013; Edital ProAC n. 37/2013: “projeto para restauração de imóveis (CONDEPHAAT)”, Edital ProAC n. 39/2013: “projetos de audiovisual”, Edital ProAC n. 40/2013: “complementação/finalização de longa”, Edital ProAC n. 42/2013: “difusão de longa-metragem”, Edital ProAC nº 33/2013: “Manifestações Culturais LGBT”, de vigência até 16 outubro de 2013. Outros editais e mais informações podem ser encontradas em http://www.cultura.sp.gov.br/portal/site/SEC/menuitem.cbdef30cc636b21797378d27ca60c1a0/?vgnextoid=4923b23eb2a6b110VgnVCM100000ac061c0aRCRD

RESUMOS DE ARTIGOS

Avaliação do desempenho da utilização de resíduos de construção e demolição (RCD) como agregado miúdo em argamassas para revestimentos
De Ricardo Melo Araújo, Narciso G. da Silva, Amanda Czocher e Renata Aline Reichert

A atividade de construção civil demanda de grande quantidade de recursos naturais, visando minimizar a necessidade de exploração de matérias-primas, existe a possibilidade do uso de resíduo de construção e demolição (RCD), entretanto demanda de pesquisas que atestem sua viabilidade. Esta pesquisa visa avaliar a utilização de RCD como agregado miúdo em substituição total ou parcial da areia natural, em argamassas mistas de revestimento. Foram avaliados no estado fresco: consistência e retenção de água; e no endurecido: resistência mecânica à compressão; absorção de água por imersão e capilaridade; densidade de massa e módulo de elasticidade dinâmico. Os resultados obtidos indicam a viabilidade da utilização do RCD, como agregado miúdo, para a produção de argamassas. A argamassa com RCD apresentou maior resistência mecânica à compressão, retenção de água e teor de ar incorporado. O módulo de elasticidade apresentou comportamento similar à referência, sendo maior a absorção de água (imersão e capilaridade). Leia o artigo completo na edição de n. 15 nas páginas 13-21.

A formação do educador para vivenciar a ludicidade: brincar é necessário
De Silvano Sulzart Oliveira Costa

Este artigo visa discutir a importância da ludicidade na sala de aula, tendo como principal objetivo apresentar uma reflexão teórica sobre a importância da ludicidade na prática docente. A prática do lúdico no ambiente escolar, e a ludicidade como fator preponderante para o desenvolvimento da aprendizagem tem sido alvo de estudos e pesquisas, de autores como Feijó, Luckesi, Sacristán, Dohme, Bougère, Kishimoto dentre outros. Os jogos, brinquedos e brincadeiras tornaram-se instrumentos importantes para o desenvolvimento da aprendizagem. O brinquedo é propriedade para o desenvolvimento integral do ser humano. Já o jogo é um objeto com uma função lúdica que traduz uma dimensão do real para a realidade infantil, e as brincadeiras, expressam aquilo que há de universal e permanente na infância humana, a criança passa pelo um processo de socialização, na medida em que aprende as regras de comportamento mobilizando o funcionamento intelectual do individuo. Leia o artigo completo na edição de n. 15 nas páginas 22-28.

Breves notas acerca das influências e implicações da pós-modernidade na universidade e educação superior
De Rogério Duarte Fernandes dos Passos

Objetiva o presente texto aduzir breves notas acerca da Universidade alcançada pelo pensamento da pós-modernidade, tecendo, de forma correlata, colocações sobre a própria formação superior, no que se seguem as considerações finais. Leia o artigo completo na edição de n. 15 nas páginas 29-34.

Casais de dupla carreira com filhos na adolescência: A transmissão de valores na família da classe média paulistana
De Fabiana Mara Esteca

Este artigo discorre sobre a vivência da parentalidade em casais de dupla carreira com filhos na adolescência, tendo como principal foco a transmissão de valores entre as duas gerações. A pesquisa procurou compreender como as famílias da classe média paulistana realizam o projeto familiar, indicando os principais valores a serem transmitidos e as influências da família de origem neste processo. Optamos pelo modelo de pesquisa qualitativo, seguindo o referencial sistêmico, sendo realizadas entrevistas com dois casais heterossexuais com filhos adolescentes. A análise dos dados nos permitiu fazer algumas considerações que reafirmam pesquisas anteriores e está em conformidade com a literatura existente. Parece haver ainda hoje diferenças no modo de socializar meninos e meninas, bem como expectativas e preocupações desiguais para cada um. Por outro lado, ainda que exista o desejo de configurar um modelo estrutural diferente das famílias de origem, alguns padrões se repetem. Leia o artigo completo na edição de n. 15 nas páginas 35-44.

O transtorno de somatização
De Elton Carlos de Oliveira Borges e Alline Paula Bezerra Feliciano

O transtorno de somatização é uma condição crônica e frequentemente debilitante, considerada como o mais grave dos transtornos somatoformes. Transtornos estes responsáveis por sério sofrimento emocional e prejuízos sociais e ocupacionais, sem, contudo, terem tido, ainda, os seus sintomas físicos adequadamente explicados de forma médica. Este trabalho, então, reúne em sua revisão literária, algumas hipóteses explicativas, sua epidemiologia, clínica e diagnóstico diferencial, além de condutas de tratamento do mencionado mal. Leia o artigo completo na edição de n. 15 nas páginas 45-53.

Clima organizacional: estudo de caso em uma empresa aeroportuária, em São Luís-MA
De Melina Garcia Prazeres, José Rômulo Travassos da Silva e Maria de Fátima Ribeiro dos Santos

Tem-se como objetivo verificar o clima organizacional de uma empresa aeroportuária, em São Luís- MA, a partir da percepção dos seus empregados, tomando-se como base oito dimensões que influenciam o clima organizacional. Para atingir o objetivo utilizou-se a pesquisa bibliográfica em livros, artigos publicados, trabalhos científicos a fim de estabelecer-se um construto sobre o clima organizacional e a importância da aplicação da pesquisa de clima organizacional para as empresas. Realizou-se um estudo de caso na empresa investigada. Adotou-se como estratégia de verificação do clima, a pesquisa de clima organizacional a partir da compilação de alguns modelos já existentes. Como técnica de avaliação, fez-se uso da aplicação de questionário contendo 23 afirmações positivas sobre alguns aspectos internos à organização e duas perguntas caracterizadas como abertas. Utilizou-se das abordagens quantitativa e qualitativa na análise e interpretação dos dados. Conforme os resultados, infere-se que os empregados são comprometidos, possuem um bom relacionamento interpessoal, sentem-se seguros no trabalho mesmo exercendo suas atividades em área de risco; estão satisfeitos com seus líderes e com os benefícios que a empresa concede. O salário e a falta de reconhecimento são fatores que mais geram insatisfação nos membros da empresa. Verificou-se que, em geral, o clima na empresa aeroportuária, em São Luís-MA, é bom, mas são relevantes os aspectos que precisam ser melhorados. Leia o artigo completo na edição de n. 15 nas páginas 54-69.

Resenha do filme: Luz, Trevas e o Método Científico
De Laudinéia Maria Neves Dias

O Filme Luz, Trevas e o Método Científico, têm como finalidade explorar a relação entre as descobertas da ciência ocorridas do surgimento das espécies até a contemporaneidade. O debatido filme tenta mostrar a progresso da ciência desde seus primórdios até às descobertas atuais, num tom extremamente humanista e enfatizando as benesses e as tragédias que a ciência pode trazer. Leia o artigo completo na edição de n. 15 nas páginas 70-72.

A Confusão da Inertização
De Zenaide Venskis

Por várias vezes me perguntaram se estabilizando e/ou solidificando estariam inertizando um resíduo potencialmente perigoso descaracterizando-o, ou seja, transformando-o em resíduo não perigoso. Inertização é o resultado de um processo, ou o resultado da combinação de mais de um processo, de tratamento químico, físico, biológico ou térmico onde o perigo associado ao tal resíduo desaparece. Muitos acreditam que os processos de estabilização e solidificação são sinônimos de inertização e essa associação dificulta a vida dos técnicos no momento de propor o gerenciamento adequado para os resíduos produzidos na indústria. Leia o artigo completo na edição de n. 15 nas páginas 73-74.

EVENTOS


Veja diversos eventos acadêmicos das Ciências Biológicas e Saúde, Ciências Exatas e da Terra, e Ciências Sociais e Humanas na Revista Espaço Científico Livre n. 15, nas páginas 80-88.

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