PUBLIQUE

sábado, 26 de outubro de 2013

O HOMEM, A MORADIA E AS ÁGUAS: A CONDIÇÃO DO “MORAR NAS ÁGUAS”

Já está online o livro O HOMEM, A MORADIA E AS ÁGUAS: A CONDIÇÃO DO “MORAR NAS ÁGUAS” de Moacir Vieira da Silva e Josélia Carvalho de Araújo publicado pela Espaço Científico Livre Projetos Editoriais em http://issuu.com/espacocientificolivre/docs/ohomemamoradiaeasaguas
Este livro compreende um estudo que objetiva analisar as imposições socioeconômicas inerentes à condição do “morar” numa área susceptível a alagamentos, no bairro Costa e Silva, Mossoró/Rio Grande do Norte. Constata que a condição do “morar nas águas” é uma condição estabelecida desde os primórdios da humanidade, e que teve seu cerne interligado a “imposições naturais” sob as quais se estabelece a condição deste morar. O “morar nas águas” é reflexo das imposições capitalistas, das limitações socioeconômicas frente à possibilidade do morar. Revela que as condições de vida da população estudada se apresentam como fator impulsionante desta problemática. E ainda constata que o “morar nas águas” está afeito a uma série de problemas, que partem desde os alagamentos às condições de vida insalubres, sendo que tais condições são inerentes à realidade desta comunidade, bem como à falta de atuação dos governantes, especialmente os locais, cuja solução está pautada na possibilidade de mudanças estruturais, sociais e políticas na área em estudo. Nesse contexto, está calcado na ideia de possibilitar a explicitação de um problema encontrado na maioria das cidades brasileiras, a partir de um olhar geográfico “local”. Fundamenta estas constatações em leituras atinentes ao tema, em pesquisas de campo e levantamento de dados socioespaciais. De maneira sinóptica, o “morar nas águas” é um dos reflexos explícitos de uma sociedade marcada pela diferenciação social, o que reflete nos espaços habitados.

Veja também a Revista Espaço Científico Livre n. 16 (out.-nov./2013), que se encontra disponível abaixo para leitura online gratuita.
A leitura da Revista Espaço Científico Livre n.16 é gratuita, mas caso queira realizar o download e contribuir com a sustentabilidade da publicação pelo valor simbólico de R$ 12,99 envie um e-mail para espacocientificolivre@yahoo.com.br para maiores informações.

A Espaço Científico Livre Projetos Editoriais convida a todos a leitura e download gratuito dos livros já publicados. A partir de agora além de baixar e ler os livros pelo Portal Issuu é possível realizar o download a partir deste Blog, bastando apenas postar um Tweet ou Facebook.

Veja os Livros já publicados e disponíveis para leitura e download gratuitos (http://issuu.com/espacocientificolivre):

DUTRA, V.C. Qualidade em atendimento e dispensação de medicamentos: referência, genérico e similar. 1ª edição. Duque de Caxias: Espaço Científico Livre Projetos Editoriais, 2012. ISBN 978-85-66434-00-2.

JUCÁ, S.C.S.; CARVALHO, P.C.M. Métodos de dimensionamento de sistemas fotovoltaicos: aplicações em dessalinização. 1ª edição. Duque de Caxias: Espaço Científico Livre Projetos Editoriais, 2013. ISBN 978-85-66434-01-9.

AGUDO-PADRÓN, A.I.; VEADO, R.W. Ad-V.; SAALFELD, K. Moluscos e Saúde Pública em Santa Catarina: subsídios para a formulação estadual de políticas preventivas sanitaristas. 1ª edição. Duque de Caxias: Espaço Científico Livre Projetos Editoriais, 2013. ISBN 978-85-66434-02-6.

VILA NOVA, A.; SANTOS, E.A. Mulheres Negras: histórias de resistência, de coragem, de superação e sua difícil trajetória de vida na sociedade brasileira. 1ª edição digital: Duque de Caxias: Espaço Científico Livre Projetos Editoriais, 2013.

CRUZ FILHO, R.F. da; TEIXEIRA, Maria Francisca Simas. Avaliação do potencial biotecnológico de pigmentos produzidos por bactérias do gênero Serratia isoladas de substratos amazônicos. 1ª edição: Duque de Caxias: Espaço Científico Livre Projetos Editoriais, 2013.

SILVA, M.V. da; ARAÚJO, J.C. de. O Homem, a moradia e as águas: a condição do “morar nas águas”. 1ª edição: Duque de Caxias: Espaço Científico Livre Projetos Editoriais, 2013.

Em breve:

FLUXO DE CO2 DE VEGETAÇÃO INUNDADA POR REPRESAMENTO –QUANTIFICAÇÃO PRÉ ALAGAMENTO
Por André Luís Diniz dos Santos

Transforme sua monografia, TCC, dissertação e tese em livro digital. Para saber mais envie um e-mail para espacocientificolivre@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate