PUBLIQUE

domingo, 7 de abril de 2013

Artigos da Revista Espaço Científico Livre

Foto: (SGARBE, Vinícius / SXC.hu)

Fluidos de corte
Claudio Baêsso Lopes, Flávia Salmen Izidoro, João Paulo Gonçalves Roriz, Polyana Alves Vilela Schuina, Ricardo Dias Schuina E Sandro da Costa Silva

Resumo

Os fluidos de corte são largamente utilizados em operações de usinagem de metais, com a finalidade de resfriar e lubrificar a região de contato entre a peça e a ferramenta de corte. O artigo visa apresentar uma revisão bibliográfica referente aos fluidos de corte na usinagem, ressaltando suas funções de caráter funcional e econômico, as diferentes formas de aplicação dos fluidos, os cuidados a serem tomados com seu uso, principalmente em relação ao descarte adequado e à saúde dos operadores, e a importância da seleção adequada dos fluidos para ferramentas do tipo BITS. O objetivo final ao usar fluidos de corte é reduzir o custo total de fabricação e/ou aumentar a taxa de produção, além de outros benefícios.

Leia mais em:


Leia mais outros artigos de diferentes áreas, além de diversos eventos acadêmicos na Revista Espaço Científico Livre n. 12.

A leitura da Revista Espaço Científico Livre n.12 é gratuita, mas caso queira realizar o download e contribuir com a sustentabilidade da publicação pelo valor simbólico de R$ 12,99 envie um e-mail para espacocientificolivre@yahoo.com.br para maiores informações.

Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que a Revista Espaço Científico Livre seja citada como fonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate